Rivalidade Segura
- CyberNoob

- Sep 14, 2020
- 3 min read
Updated: Oct 18, 2020
CyberNoob On!
Voltei, voltei, voltei de lá... vá, vamos ser sérios! Como estamos maltinha? Espero que todos de saúde e cheios de vontade, pois parece que as aulas vão voltar. Contudo, aqui nunca temos interrupções ao nosso conhecimento.
Sinto que já faz algum tempo que andamos a falar de anti-vírus e de segurança, mas nunca falámos de quais os computadores mais seguros. Ou seja, a habitual guerra de Windows vs Mac, por isso, o tema desta semana será sobre este mito: "Mac é mais seguro que Windows".
Vamos lá tentar perceber o porquê da afirmação e depois vemos se está correcta. Como todos sabem (se não sabem vão ficar a saber) ao contrário dos iPhones, que quase toda a gente tem, o Mac, apesar de já existir há muito tempo, não era propriamente a primeira escolha de computador de muita gente. Podemos com isto dizer que mais de 90% dos computadores tinham sistemas operativos Windows.
Tendo em conta que, os hackers desenvolvem código para atacar os dispositivos, obviamente que se existem mais Windows que Mac, o foco será no Windows. Penso que, só por esta razão, já dá para perceber o porquê das pessoas acharem que Mac é mais seguro que Windows. Mas nos dias de hoje a história é um pouco diferente, já temos uma maior percentagem de pessoas a usarem Mac, como por exemplo gestores de topo, que são alvo muitas vezes de eleição dos hackers.
Nos últimos tempos, temos visto cada vez mais malwares (para quem não sabe o que são toca a dar uma olhadela aqui) direccionados a Mac, um deles sendo o trojan OSX/Crescentcore, apareceu em 2019 e fazia-se passar por um instalador de Adobe Flash Player. Vá, prometo não entrar em pormenores mais específicos.
Existe também uma outra razão pela qual o Mac é mais "seguro" que um Windows. Mas em vez de chamarmos de "segurança" vamos dizer que é mais robusto. Esta robustez vem do xProtect e do Gatekeeper.
Estes dois funcionam de maneira diferente. Enquanto que, o xProtect verifica os ficheiros que fazemos download, relativamente a "assinaturas" de código maliciosos conhecidos e avisa-nos da sua segurança, já o Gatekeeper restringe a instalação de aplicações que não sejam conhecidas.

Agora, o que é isto de "aplicações conhecidas"? Para quem usa Mac, sabe que grande parte das aplicações estão disponíveis na apple store, contudo podemos instalar aplicações que não estão disponíveis. Ora, é aqui que o Gatekeeper actua, ele avisa-nos das aplicações que não estão disponíveis e bloquei-as ou não, depende do que a pessoa tem configurado.

Estas duas aplicações são as responsáveis pela maior segurança do Mac, isto porque, ao estarem na apple store, os seus updates são feitos mais frequentemente pelo Mac (igual a um iphone). Enquanto que, num Windows os updates existentes são ao sistema, o resto que vocês têm instalado, os updates muitas vezes são feitos apenas comprando novas versões. Como se devem recordar, pois já aqui falámos, os Updates são muito importantes na segurança dos equipamentos.
Isto faz com que um Mac não precise de anti-vírus ou que seja mais seguro? Tiram as vossas conclusões... mas na minha opinião tudo depende de como usamos. O Mac tem uma grande vantagem, os "avisos", contudo para quem os ignorar a exposição é tanta como em um Windows. O que não implica que não tenhamos um anti-vírus, para nos proteger, instalado num Mac.
Não me vou estender muitos mais com este assunto, vou sim querer saber o que vocês acham oh especialistas da área da segurança? E já agora para quem não é especialista também... o que acham?
Com isto me despeço, fiquem bem!
CyberNoob a instalar anti-vírus e a activar sleep mode... por agora.




Comments